Curcuma zedoaria, comumente conhecida simplesmente como zedoária, é uma planta da família das zingiberaceae, e apareceu inicialmente na Índia Oriental, chegando pelas mãos dos colonizadores ao Brasil em meados do século XVI. A planta começou a ser cultivada por aqui, adaptando-se bem ao local e acabou se tornando bastante conhecida devido às diversas propriedades medicinais benéficas ao organismo humano.
A planta possui longas folhas esverdeadas com marcas arroxeadas ao centro, e as flores têm um formato de espiga na coloração verde e roxa. O sabor é picante e levemente amargo.
Sua reprodução é feita por pedaços do rizoma que possuem gemas e devem ser plantados em solo argiloso e fértil, em regiões com clima temperado e úmido. Para colher o rizoma, é importante esperar a época em que a planta perde a sua parte aérea, logo após a floração. Nesse período, normalmente, a planta apresenta pigmentos azuis.
Benefícios e propriedades
A planta possui diversas propriedades que são responsáveis por inúmeros benefícios à saúde quando consumidas. Entre essas propriedades estão sua ação como aromática, antifúngica, antisséptica, antiasmática, antirreumática, antidispéptica, antiflatulenta, antioxidante, carminativa, colérica, digestiva, estimulante, estomáquica, emenagoga, febrífuga, hepatoprotetora, hipocolesterolêmica e renais.
Graças a isso, pode ser usada para o tratamento e alívio de diversas doenças respiratórias, como por exemplo, tosse, gripe, resfriados, bronquite e asma, além de combater infecções urinárias, distúrbios menstruais, cólicas, distúrbios gastrointestinais, colesterol alto, cálculo biliar, tratar a insônia e a ansiedade, assim como a hiperatividade e tratar cálculos renais, gastrite, hepatite e úlcera gástrica.
Aumenta também a eficiência dos tratamentos radioterápicos e quimioterápicos quando for ingerida em conjunto com os medicamentos usados para estes tratamentos e ajuda a reduzir o mau hálito.
Como preparar e consumir o chá?
As partes usadas para o preparo do chá são os rizomas, que podem ser facilmente encontrados em grandes farmácias e lojas de produtos naturais.
Para preparar, você vai precisar de:
2 colheres das de sopa dos rizomas de zedoária1 litro de água
Preparo
Em um recipiente, coloque a planta e a água e leve ao fogo.Quando começar a ferver, marque no relógio 10 minutos e então desligue.Tampe e deixe a mistura abafada até amornar, por cerca de 15 minutos.Depois disso, basta coar e consumir.A dose indicada é de duas xícaras ao dia.
Contraindicações e efeitos colaterais
A planta apresenta algumas contraindicações, não devendo ser consumida por pacientes gestantes e lactantes, ou ainda crianças pequenas. Quando consumida de forma excessiva, pode causar úlceras, assim como irritações da mucosa estomacal, trazendo à tona sintomas como diarreias, vômito e mal-estar. É contraindicado, também, consumir a planta em ambientes externos com exposição ao sol. Isso porque a planta é fotossensível.
Planta Zedoária
Reviewed by John Carpenter
on
março 12, 2019
Rating:
Nenhum comentário: