O orégano é conhecido há anos devido o seu sabor e aroma marcantes. No geral, é usado para fazer molhos e dar um gosto especial aos alimentos. Mas, o que poucos sabem é que o orégano também pode ser consumido através de chá. Ele possui propriedades importantes para o mantenimento da saúde. Então não perde tempo e aproveite os diversos benefícios do chá de orégano.
Suas propriedades, trazem benefícios para a saúde por atuar como anti-inflamatório, antioxidante, por fortalecer o sistema imunológico, combater os fungos e bactérias, estimular a digestão e combater o colesterol. O composto de tratamento predominante, carvacrol, é sem dúvida o componente mais importante explicando por que o orégano é tão potente.
Nesse artigo irei apresentar as propriedades e benefícios do chá de orégano.
Chá de orégano e os benefícios
Os benefícios do chá de orégano para a saúde são muitos e comprovados pela ciência, sem apresentar efeitos secundários nocivos.
Confira a seguir os benefícios do chá de orégano e entenda para que serve esse poderoso aditivo (1):
Combate o colesterol e estimula a digestão, pois é rico em fibras.Por conter carvacrol e timol, tem o poder de combater fungos e bactérias que podem causar infecções no organismo, como gripes.O chá de orégano é rico em betacaroteno, o que fortalece o sistema imunológico e protege o corpo de diversas doenças.Atua como antiinflamatório, por conter a carvacrol.Atua como antioxidante, por conter betacaroteno.
Para dar uma ideia, carvacrol foi provado para inverter ou reduzir infecções bacterianas, infecções fungais, parasitas, vírus, inflamação, cândida, alergias e alguns tumores.
O Journal of Medicinal Food publicou um estudo que avaliou a atividade antibacteriana do orégano contra 5 tipos diferentes de bactérias más. Depois de avaliar as características anti-bacterianas do orégano, mostrou propriedades anti-bacterianas significativas contra todas as 5 espécies de bactérias nocivas (2).
Dezenas de outros estudos confirmam o fato de que o orégano pode ser usado em vez de antibióticos prejudiciais para uma série de problemas de saúde. O resto da pesquisa citada está apoiando o fato de que o orégano é realmente um antibiótico natural.
De maneira semelhante, pesquisadores holandeses mostraram que o orégano também pode prevenir o crescimento excessivo bacteriano e a colonização no intestino grosso durante a terapia com ferro oral. Usado para tratar a anemia ferropriva, a terapia com ferro por via oral é bem conhecida por causar uma série de problemas gastrointestinais como náuseas, diarreia, constipação, azia e vômitos.
Quando usar o chá de orégano?
O chá de orégano é uma bebida saudável que não tem efeitos colaterais. Então, o seu consumo pode ser feito sem preocupações. O chá pode ser utilizado nas seguintes situações (3):
– Perda de peso: o carvacrol, presente no orégano, pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco. O chá também pode reduzir o apetite, pois possui digestão mais lenta, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade.
– Regula a menstruação: o chá pode ajudar a melhorar as cólicas menstruais. E o seu consumo regular contribui para regular o ciclo menstrual e até prevenir a menopausa precoce.
– Dores musculares: o chá de orégano é um ótimo relaxante muscular. Pode ser utilizado para tratar dores nas costas e distensões musculares leves.
– Auxilia a digestão: um dos benefícios do chá de orégano é estimular a secreção de bile pelo fígado. A bile facilita a digestão de gorduras, permitindo a absorção de nutrientes. O chá de orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições.
– Gripe e resfriado: além de prevenir gripes e resfriados, o chá de orégano pode ser ótimo para combater os sintomas. A bebida poderá ser utilizada por pelo menos cinco dias para tratar os efeitos do resfriado.
– Ataques de asma: o carvacrol, os terpenos e flavonóides (antioxidantes) presentes no orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e os tubos bronquiais. Isso significa um alívio durante um ataque de asma, que se caracteriza por dificultar a respiração.
De forma resumida, o chá de orégano combate à tosse, doenças do pulmão, indigestão, gases, cólicas, enjoo, dores de cabeça, queixas nervosas, dores articulares, dor de dente. O chá de orégano também é um poderoso agente estrogênico (4).
A bebida ajuda também nos tratamentos contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre e dores reumáticas.
Além disso, o orégano funciona como diurético no organismo, diminuindo a retenção de líquidos e, de quebra, também luta contra os radicais livres, como citado acima. Ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele e de todos os órgãos do corpo humano.
Receita de Chá de Orégano
O chá de orégano é um dos mais fáceis de se fazer. Primeiro, você vai precisar de:
Uma colher de sopa de folhas de oréganoUma xícara de água
Primeiro, coloque uma colher de sopa de folhas de orégano em uma xícara. Paralelamente, esquente uma xícara de água e desligue o fogo assim que a água ferver. Por último, despeje a água na xícara contendo o orégano e misture. Tome assim que esfriar.
O orégano não é eficiente apenas para proporcionar mais sabor aos alimentos na culinária em pratos salgados, também oferece uma série de benefícios à saúde. Não há estudos que contraindicam o consumo do chá de orégano. Mas, antes de avaliar o uso é preciso auxílio de um especialista na área da saúde.
Mas consumir de vez em quando alguns alimentos naturais, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.
Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva! Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!
Orégano
Reviewed by John Carpenter
on
março 13, 2019
Rating:
Nenhum comentário: